Home ] 1850-1859 ] 1860-1869 ] 1870-1879 ] 1880-1889 ] 1890-1899 ] 1900-1909 ] 1910-1919 ] 1920-1929 ] 1930-1939 ] 1940-1949 ] [ 1950-1959 ] 1960-1969 ] 1970-1979 ] 1980-1989 ] 1990-1999 ] 2000-2003 ] Bibliogr.-Ref.s ] Biogr-Budo ] Biogr-Judo ] Biogr-Aikido ] Biogr-Karate-do ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt

 

 

Biogr.s Crono Ref.s

CRONOL. BUDO - FRISO CRONOLÓGICO

 

 Japão

 Data

Resto do Mundo

Portugal

Isao Obata, entre outros, funda a "All-Japan University Karate League". Esta liga pretende preservar a linha original de Gichin Funakoshi, considerando que a prática da JKA se vinha afastando desta. Todos os clubes de Karate das várias universidades japonesas aderem a esta liga, mas a Universidade de Takushoku permanece também ligada à JKA.

Chojiro Tani funda o estilo de Karate Shukokai.

Gogen Yamaguchi

Gogen Yamaguchi funda a Karate-do Goju-kai, associação que promove a divulgação do estilo Goju Ryu.

 1950

A EJU promove o seu terceiro congresso em Veneza, na Itália, o qual conta com representantes de organizaçőes de Judo da Itália, Inglaterra, Suíça, Bélgica, França e Alemanha. Nesse Congresso é formada a International Judo Federation (Federação Internacional de Judo) [L93b5]

Masutatsu Oyama enfrenta e vence, pela primeira vez e sem armas, um touro, numa arena de espectáculos, tornando-se o primeiro Karateca "moderno" a repetir as lendárias proezas de Sokon Matsumura e Taitei Kinjo no século anterior. Em consequência passa a efectuar digressőes pelos EUA repetindo dezenas de vezes a mesma façanha.

 

Hiroshi Tada, cinto negro de Karate e Aikido visita (acompanhado por Mitsusuke Harada) Morihei Ueshiba no seu dojo em Wakamatsucho em Tóquio. Quando tenta atacar Ueshiba vê-se projectado no ar pelo Mestre por uma técnica inexplicável. Na sequência desse episódio Tada passa a dedicar-se em exclusivo ao estudo do Aikido. Hiroshi Tada, que possui hoje o 8º Dan de Aikido, tem o seu próprio dojo em Tóquio e ensina na Universidade de Waseda. [L97b14]

Apesar da idade avançada (mais de 80 anos) Gichin Funakoshi continua a ensinar, quase exclusivamente Kata, nas universidades de Waseda, Keio, Hosei, Chuo, Hitotsubashi e Gakushin e, ainda, no Colégio Japonês de Medicina, Colégio Nacional de Educação Física (Nikaido) e nas Academias Naval e Militar.

Emílio Bruno, um judoca americano contratado pelo U.S. Strategic Air Command para dirigir uma preparação militar em artes marciais a duas dezenas de militares da força aérea americana decide enviá-los para um treino especial de 8 semanas no Kodokan. Neste treino os militares aprendem de forma intensiva Karate, Judo, Aikido e Kendo. Este programa prolongar-se-á pelos próximos 15 anos.

 1951

Minoru Mochizuki - o fundador do Yoseikan Budo - viaja para França onde ensina, até 1954, Aiki-jutsu, Judo, Karate e Kendo, durante três anos, numa missão cultural e diplomática a expensas da Associação de Universidades Japonesas. Jim Alcheik natural de Duperré na Argélia vai ao encontro de Mestre Mochizuki tornando-se seu discípulo.[L00a3] [W06a1]

A EJU promove o seu quarto congresso em Londres. A Áustria e a Holanda aderem à organização. Henry Plée, um jovem editor francês, propőe-se traduzir e publicar em inglês e francês a revista mensal do Kodokan, o que é aceite. Os franceses propőem-se igualmente organizar os Primeiros Campeonatos Europeus de Judo (a designação coincide com a de Dresden em 1934!) os quais ocorrem a 5 e 6 de Dezembro no Palais des Sports em Paris. Perante uma audiência de 13 000 espectadores e contando com a presença do Presidente do Kodokan Risei Kano (filho do fundador) bem como do campeão japonês Toshiro Daigo, a iniciativa atinge um enorme sucesso. [L93b5]

Jackie Hugnet, segundo dan, começa a ensinar Judo na cidade do Porto, Portugal.

 


1º Dojo da Academia de Judo, na Rua de S. Paulo, em Lisboa

João Luís Franco Pires Martins inicia a sua prática de Judo na Academia de Judo, na Rua de S. Paulo, em Lisboa.

Kenwa Mabuni

Kenwa Mabuni

Em Maio, na cidade de Osaka, morre Kenwa Mabuni, - fundador do estilo de Karate Shito Ryu verdadeira síntese das duas antigas escolas de Okinawa: Shuri-te e Naha-te, já que Mabuni foi discípulo de Yasutsune Itosu e Kanryo Higaonna. O seu filho Kenei Mabuni assegurará a continuidade do estilo.

Chojun Miyagi cria a Goju Ryu Shinkokai em colaboração com alguns dos seus discípulos mais directos: Seiko Higa, Meitoku Yagi, Eiichi Miyazato e Seikichi Toguchi.

Tsutomu Ohshima passa a capitão da equipa de Karate da Universidade de Waseda.

Shigeru Egami desenvolve uma maneira mais eficaz de atacar em tsuki, substituindo a ideia de "choque" pela ideia de "atravessamento / perfuração", em parte sob a influência de Tadao Okuyama.

Tatsuo Tanaka cria o Goshin-jutsu - linha de Ju-jutsu baseada nas técnicas de combate sem armas da escola Yagyu-shingan-ryu.

 1952

A Finlândia organiza, em Helsínquia a décima segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Aldo Torti abandona o cargo de Presidente da IJF o qual passa a ser assumido por Risei Kano (filho do fundador do Judo e Presidente do Kodokan). O Japão, os EUA, o Canadá e Cuba aderem à IJF. A EJU é formada de novo e Aldo Torti é eleito presidente da organização. [L93b5]

 

A Zen Nihon Kyudo Renmei publica "Kyudo Kyohon" (o Manual Básico de Kyudo). [L93a1]


Hoken (Noriaki) Inoue

Hoken (Noriaki) Inoue (n.1902) sobrinho e discípulo directo de Morihei Ueshiba e fundador do Shinwa Taido, uma disciplina do Budo muito semelhante ao Aikido (hoje chamada Shinei Taido), para além de ser um dos principais inspiradores de Shigeru Egami e Teruyuki Aoki influenciou profundamente outros artistas marciais como Tadao Okuyama. Segundo Egami terá sido Okuyama o inventor da nova forma de tsuki adoptada pelo Shotokai. Okuyama haveria de deixar pouco depois o Karate para se dedicar à prática da arte de Inoue nomeadamente através do Aiki-ken.


Tadao Okuyama

A 8 de Outubro morre Chojun Miyagi - fundador do estilo Goju Ryu - em Naha, Okinawa. Miyagi foi discípulo de Kanryo Higaonna mas aprendeu também o "estilo da grua branca" na província de Foukien na China.

 1953

Entre Junho e Setembro com o patrocínio do "U.S. Strategic Air Command"dos EUA decorre uma série de demonstraçőes em várias bases aéreas dos EUA com com 10 dos mais prestigiados Judocas do Kodokan e com alguns dos mais antigos estudantes de Gichin Funakoshi leva a cabo incluindo Isao Obata, Hidetaka Nishiyama, Masatoshi Nakayama e Toshio Kamata, entre outros, acompanhados também por praticantes de Kendo. Em cada local os Mestres permanecem em média dois dias, efectuando dois dias de ensino e demonstraçőes para os militares e outros dois de demonstraçőes nas cidades das redondezas.

 

Mitsusuke Harada substitui temporariamente Tsutomu Ohshima no papel de assistente de instrução de Masatoshi Nakayama no treino dos militares Americanos no Kodokan.

Mitsusuke Harada (à direita) com Shigeru Egami.

Mitsusuke Harada conhece pela primeira vez Shigeru Egami no dojo da Universidade de Waseda. Durante um ano e meio, treina diariamente como seu aluno directo quer na Universidade quer em casa do Mestre situada no Distrito de Ikegami, em Tóquio.

Masutatsu Oyama abre o seu primeiro dojo em Tóquio.

A Fundação Aikikai estabelece a sua sede em Tóquio, estabelecendo aí o seu Hombu Dojo (Dojo Central).

 1954

 

Minoru Mochizuki que tinha chegado a França em 1951, regressa ao Japão, sendo acompanhado, na viagem de regresso por Jim Alcheik, que permanecerá durante três anos como seu discípulo no dojo Yoseikan.

Masatoshi Nakayama e Teruyuki Okazaki efectuam, por solicitação do exército e da polícia Tailandeses uma sessão de formação intensiva de Karate durante dois meses, em Bangkok.

É publicado em todo o mundo o filme "Karate-do", narrado em inglês e no qual aparece Gichin Funakoshi.

A 20 de Maio é fundada a União Portuguesa de Budo (UBU) que viria a ser, durante décadas a principal organização precursora e orientadora do Budo em Portugal.

Em Abril a JKA decide abrir o primeiro dojo comercial de Karate, num importante centro de cinemas de Tóquio (Kataoka Movie Center), empreendendo uma forte campanha de propaganda para a angariação de novos alunos. Isao Obata lidera uma uma corrente de opinião extremamente crítica em relação a esse tipo de acçőes, considerando que a comercialização do Karate desvirtuaria a sua essência.

O Departamento Pedagógico da JKA cria um programa de formação de instrutores de Karate extremamente exigente na selecção de ingressos e com um curriculum muito vasto (incluindo, para além do estudo técnico, disciplinas como psicologia, física, anatomia, gestão, história e filosofia da educação física e desportos, etc.) em regime de internato, completado por um estágio mínimo de um ano.

 1955

Tsutomu Ohshima parte para os EUA como estudante residente de ciências políticas integrado num programa de intercâmbio com universidades americanas.

Mitsusuke Harada parte do porto de Yokohama para São Paulo, Brasil. O barco onde viaja faz escala durante uma semana na Califórnia e Harada consegue encontrar-se com o seu amigo de longa-data Tsutomu Ohshima. Em Outubro, no dojo de Hikari Kurachi - o famoso campeão Pan-Americano de Judo - Harada começa a dar as primeiras aulas de Karate não só no Brasil mas, de facto em toda a América Latina.

Kenshiro Abbe

Kenshiro Abbe (1915-1986) - oitavo dan de Judo, sexto dan de Aikido, terceiro dan de Kendo e cinto negro de Karate-do, Kyudo e Ju-Kenjutsu (técnica de luta com baioneta) - chega a Inglaterra e torna-se instrutor-chefe da London Judo Society. No mesmo ano funda o British Judo Council.

Vladimiro Malatesti, aluno do Mestre Kudo Midio (3º Dan de Karate e Judo) abre o primeiro dojo de Karate em Florença, Itália e, poucos meses depois, funda a Federação Italiana de Karate. [R92a1]

 

Realiza-se em Tóquio o primeiro Campeonato Mundial de Judo. [C96a1]

 

 Sodo Kawanabe

Tendo de sofrer duas operaçőes sucessivas ao estômago Shigeru Egami fica incapacitado para o treino e faz-se substituir temporariamente como Instrutor-chefe do Shotokan por Sodo Kawanabe, ex-capitão da equipa de Karate da universidade de Waseda (em 1953).

Em Agosto a JKA publica, após mais de cinco anos de trabalho de desenvolvimento protagonizado por Hidetaka Nishiyama, as primeiras "Regras de Competição Desportiva de Karate".

Em Setembro Morihei Ueshiba autoriza a Aikikai a efectuar a primeira demonstração pública de Aikido, no Departamento Comercial de Takashimaya em Nihombashi, Tóquio. A demonstração prolonga-se por cinco dias. Com a expansão da Aikikai a liderança da organização é entregue a Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador, que passa também a orientar as aulas no Hombu Dojo de Tóquio.

A 13 de Outubro de 1956 Gichin Funakoshi termina o Prefácio da segunda edição de Karate-do Kyohan, lamentando-se do "quase irreconhe-cível estado espiritual a que chegou o mundo do Karate actual" e apela a quem possa "compreender os seus anseios profundos (...) de forma a completar os objectivos do trabalho".

Isao Obata, Hiroshi Noguchi, Genshin Hironishi e outros "homens de confiança" de Gichin Funakoshi, provenientes da "linha tradicional" do karate, abandonam a JKA. Com o apoio do próprio Gichin Funakoshi, que assume a presidência da organização, e de Shigeru Egami, o mais próximo discípulo de Funakoshi nos últimos anos de vida, formalizam a Nihon Karate-do Shotokai. Cava-se assim no Karate "Shoto" um profundo cisma. De um lado a linha desportiva, claramente maioritária, liderada pela JKA (organização profundamente dominada pelo "espírito de Takushoku", a universidade que encarna a ambição expansionista e colonizadora do Japão). Do outro lado a linha tradicional que recusa a competição desportiva e a comercialização, a qual se identifica com o grupo Shotokai.

 1956

Tsutomu Ohshima nos anos 50.

Tsutomu Ohshima, abre um dojo em Los Angeles, Califórnia e funda a South California Karate Association. Dá-se início à prática regular do Karate nos EUA.[L95b18]

Mitsusuke Harada solicita (por intermédio de Shigeru Egami) o diploma de graduação de quinto dan. O diploma, assinado por Gichin Funakoshi, é-lhe entregue com a data de 3 de Novembro de 1956.

A Austrália organiza, em Melbourne a décima terceira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Os judocas Raku e Hirano efectuam demonstraçőes de Judo e ensinam durante algum tempo em Lisboa, deixando uma profunda impressão de técnica e eficiência em todos aqueles que com eles contactaram. [R77a1]

Gichin Funakoshi
Gichin Funakoshi.

A 26 de Abril morre Gichin Funakoshi. O filho primogénito - Yoshihide - decide organizar o funeral com o apoio da Nihon Karate-do Shotokai e dos amigos mais próximos da família Funakoshi, nomeadamente: Shigeru Egami (que estivera, conjuntamente com a família, junto ao leito do Mestre quando este exalara o último suspiro), Genshin Hironishi e Motohiro Yanagisawa.

A JKA discorda da decisão de Yoshihide Funakoshi e afirma recusar-se a participar no funeral de Gichin Funakoshi caso não lhe seja permitido organizar o funeral. Promove-se uma reunião de emergência entre a Nihon Karate-do Shotokai e a Nihon Karate Kyokai (JKA). Não tendo sido possível consenso entre ambas as partes conclui-se que a decisão de participação no funeral de Mestre Funakoshi competirá à consciência pessoal de cada um dos seus alunos.

No dia do funeral de Gichin Funakoshi verifica-se que apenas comparecem os grupos universitários ligados ao Shotokai - Chuo, Senshu, Toho, Gakushuin e Tokyo Noko. O grupo universitário de Waseda hesita mas acaba por participar (por insistência do Presidente da Universidade - Dr. Nobumoto Ohama, um amigo e conterrâneo de Funakoshi). Infelizmente a grande maioria dos alunos de Gichin Funakoshi, especialmente os mais ligados à JKA, não comparecem ao funeral do Mestre.


Masatoshi Nakayama (primeiro plano) Hirokazu Kanazawa e Hiroshi Shoji (na segunda fila).

Em Junho, a JKA organiza, no maior espaço coberto japonês para a prática desportiva - o Ginásio Metropolitano de Tóquio - o primeiro All Japan Karate-do Championship Tournament, trata-se da primeira competição pública de Karate no Japão. O vencedor do torneio de kumite, nesse ano e nos dois seguintes, é Hirokazu Kanazawa que há-de tornar-se um dos maiores líderes da JKA na Europa. No torneio de Kata o vencedor é Hiroshi Shoji. Em Novembro realiza-se ainda o First All Japan Collegiate Karate Tournament.

Masutatsu Oyama funda a Kyokushinkai (Associação da Verdade Extrema) que defende um karate "full-contact", recusando como artificial a prática desportiva do controlo dos golpes.

 1957

Hiroo Mochizuki - filho do fundador do Yoseikan Budo - chega a Paris onde ensina, desde o início do ano até ao Outono de 1957, Karate, Boken e Kendo, na Academia Francesa de Artes Marciais (AFAM) de Henry Plée, em Paris, França. É o primeiro japonês a ensinar Karate de um modo contínuo na Europa. [L97b16]


Jürgen Seydel

A 1 de Abril Jürgen Seydel - Judoca que acabara de conhecer Hiroo Mochizuki na AFAM em Paris - funda o primeiro dojo de Karate na Alemanha - o Budokan Bad Homburg.


Jim Alcheik e Masaji Yamagushi em Shizuoka no Japão.

Jim Alcheik regressa a França, (acompanhando Hiroo Mochizuki) depois de uma estadia de três anos no Dojo Yoseikan como discípulo directo do Mestre Minoru Mochizuki e de outros Mestres de Karate como Masaji Yamagushi e de Kendo como Ogura. Em Paris Alcheik abre um dojo onde passa a ensinar Aikido Yoseikan, Tai-Jitsu, Kendo, Karate e Iaido. Ainda no mesmo ano funda a Federação Francesa de Aikido, Tai-Jitsu y Kendo. [W06a1]


Tetsuji Murakami nos primeiros anos na Europa.

A 3 de Novembro chega a França Tetsuji Murakami, discípulo de Masaji Yamagushi - que ensinava Karate em Shizuoka, Japão. Murakami possui o 3 º Dan de Karate e o 1º Dan de Aikido concedido por Minoru Mochizuki, fundador do Yoseikan Budo. Durante um ano ensina na Academie Française des Arts Martiaux, em Paris e a partir de 1959 começa a dar estágios, de forma independente, por vários países da Europa Ocidental e Norte de África, introduzindo o Karate nesses países e tornando-se o primeiro japonês a radicar-se em definitivo na Europa para se dedicar em exclusivo ao ensino do Budo. Inicialmente Murakami, para além do Karate, ensina também Aikido e Kendo. A partir de 1962 dedicar-se-á unicamente ao ensino do Karate e em 1968 aderirá ao estilo Shotokai de Shigeru Egami.

Mitsusuke Harada efectua uma demonstração de uma semana para o Departamento de Educação Física da Universidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Inicia-se a prática de vários estilos de Karate nos EUA: Cecil Patterson introduz o Wado Ryu no Tenessee, Ed Cwiklowski começa a ensinar Goju Ryu em St. Louis, Missouri e Don Nagle cria a primeira escola de Ishin Ryu em Jacksonville, na Carolina do Norte.

 

Por iniciativa da Nihon Karate-do Shotokai é publicada, por ocasião do primeiro aniversário da morte de Gichin Funakoshi, a segunda edição de Karate-do Kyohan, ("O Texto do Mestre").

1958

Masutatsu Oyama publica o seu primeiro livro: "What is Karate ?".

George Mattson introduz a prática do Uechi Ryu em Boston, EUA.

Kenshiro Abbe funda o International Budo Council.

Em Agosto decorre em Paris o "First Karate Union Meeting" cujas aulas são orientadas por Tetsuji Murakami. Participam neste encontro muitos pioneiros do Karate Europeu entre os quais Vernon Bell e Jürgen Seydel os introdutores do Karate respectivamente na Grã Bretanha e na Alemanha.


Elvis Presley usando o seu Karategi, 1960

Jürgen Seydel começa a ensinar Elvis Presley que, entretanto cumpria serviço militar na base de Bad Nauheim e que se manterá como seu aluno até regressar aos EUA em Março de 1960.

 

Gilbert Briskine, quarto dan de Judo, substitui Hugnet no ensino da modalidade na cidade do Porto, em Portugal. Paralelamente às aulas de Judo Briskine resolve formar uma classe de Karate. É a primeira vez que se treina Karate em Portugal, de forma organizada. Mas a iniciativa é interrompida devido ao falecimento de Briskine num acidente de viação.


Dojo da União Portuguesa de Budo, em Entrecampos, fundado em 1958 com o nome de Academia de Budo, que há-de ser o mais célebre local de gestação das Artes Marciais em Portugal.

Kiyoshi Kobayashi, radica-se em Portugal e passa a ensinar no Judo Clube de Portugal, em Lisboa. Kobayashi, que começara a praticar aos 6 anos de idade e que obtivera o primeiro dan com apenas treze anos de idade, impőe-se logo após a sua chegada como o principal obreiro do Judo a nível nacional.

 

 1959

No princípio do ano Tetsuji Murakami deixa a AFAM e, só na Primavera do mesmo ano, com a ajuda dos seus alunos, encontra um local onde ensinar Karate, Aikido e Kendo. A esse dojo situado numa cave do nº 109 do Boulevard Blanqui, , em Paris, onde o mestre Shozo Awazu ensinava Judo, Murakami dá o nome de Renseikan ("Clube da Prática Correcta"). Todavia, ainda antes do final do ano orientará  aulas de Karate em Bad Homburg na Alemanha e em Londres, na Inglaterra a convite respectivamente de Jürgen Seydel, e de Vernon Bell líder da British Karate Federation. [L97b9]

Jürgen Seydel escreve o primeiro livro de Karate em língua Alemã e funda a Deutsche Karate Akademie que consegue congregar 100 alunos de Karate.

Em finais de Dezembro Tsutomu Ohshima, com o grau de quinto dan obtido na Universidade de Waseda, visita Mitsusuke Harada em São Paulo, Brasil, onde lecciona durante cerca de duas semanas. Ambos se encontram com o famoso Mestre de Judo Masahiko Kimura que tinha ensinado na Universidade de Takushoku. [L97b15]

É fundada a Federação Portuguesa de Judo.

Afonso Henriques Maia de Loureiro (a 12 de Março) e José Manuel Bastos Nunes (a 15 de Dezembro), obtêm a graduação de 1º Dan. Ambos hão-de tornar-se verdadeiras referências técnicas do Judo em Portugal.

Hiroo Mochizuki dirige um estágio de Karate Shotokan em Beja. Embora se trate de uma iniciativa isolada e quase desconhecida, poderá tratar-se do 1º estágio de Karate com um Mestre Japonês em Portugal [W05b1]

(Última actualização em 23-08-2022)

 

Voltar à Página Principal

Back to Main Page

Página Anterior

Previous Page

Próxima Página

Next Page

© Copyright José Patrão, 1997-2009