Home ] 1850-1859 ] 1860-1869 ] 1870-1879 ] 1880-1889 ] 1890-1899 ] 1900-1909 ] 1910-1919 ] 1920-1929 ] 1930-1939 ] 1940-1949 ] 1950-1959 ] [ 1960-1969 ] 1970-1979 ] 1980-1989 ] 1990-1999 ] 2000-2003 ] Bibliogr.-Ref.s ] Biogr-Budo ] Biogr-Judo ] Biogr-Aikido ] Biogr-Karate-do ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


 

Biogr.s Crono Ref.s

CRONOL. BUDO - FRISO CRONOLÓGICO

1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969

 

 Japão

 Data

Resto do Mundo

Portugal

 

 1960

Hidetaka Nishiyama publica o primeiro livro sobre Karate em língua inglesa: Karate: The Art of "Empty-hand" Fighting.


Tetsuji Murakami com o seu aluno Elvis Presley no Dojo Renseikan em Paris.

De 13 a 16 de Janeiro, Elvis Presley, que era aluno regular do  Jürgen Seydel - discípulo de Murakami e fundador do Karate na Alemanha - desloca-se a Paris com o seu instrutor (aproveitando uma folga do serviço militar que cumpria na base de Bad Nauheim) para treinar com o Mestre Tetsuji Murakami . No final desse estágio obtém o cinto castanho.

A NTV transmite um documentário intitulado "The Master of Aikido" onde Morihei Ueshiba demonstra a sua técnica.

Tetsuji Murakami, consegue, mais uma vez graças aos seus alunos, alugar um espaço para o seu próprio dojo - uma pequena sala onde, noutro horário, se jogava ping-pong.

A Itália organiza, em Roma a décima quarta edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

 

 

No Outono de 1961 Teruyuki Aoki  é apresentado por Shigeru Egami a Hoken (Noriaki) Inoue.

 1961

A 28 de Fevereiro Morihei Ueshiba visita pela primeira vez os EUA a convite da delegação da Aikikai no Hawai.

Em Maio Teruyuki Okazaki chega a Filadélfia, sendo o primeiro instrutor oficial da JKA a ensinar nos EUA.

Tendo terminado o seu período de estágio escolar nos EUA Tsutomu Ohshima decide regressar ao Japão e convida Hidetaka Nishiyama para continuar o desenvolvimento da escola que formara em Los Angeles. Impõe, no entanto, uma condição: que o grupo não se filie na JKA. No Verão de 1961 Nishiyama chega aos EUA e apesar da imposição de Ohshima inscreve todos os alunos na JKA.

A 27 de Julho Tetsuji Murakami  e o seu discípulo Jürgen Seydel criam em Bad Homburg, na Alemanha a primeira associação profissional para professores de karate. A Deutsche Karate Akademie ´´e dissolvida e é criada o Budokan Homburg.

A 3 de Dezembro no Olimpic Auditorium de Los Angeles realiza-se o First All America Karate Championship, patrocinado pela California Karate Association liderada por Hidetaka Nishiyama. Na sequência desse evento começa a ser preparada a formação da All-America Karate Federation.

A 4 de Fevereiro movimentos independentistas (MPLA e UPA) fazem eclodir, em Angola, a Guerra contra o Império Colonial Português, que há-de ter continuidade em 1963 na Guiné-Bissau, com o PAIGC, e em 1964 em Moçambique com a FRELIMO.

A 3 de Julho a Argélia torna-se um país independente (deixando de ser uma colónia francesa).

Em Setembro, António Valente Pereira Cacho, ingressa na Faculdade de Ciências de Grenoble e conhece o Mestre Tran-Huu-Ha, seu colega no Curso de Engenharia. Em Outubro começa a praticar Karate com Tran-Huu-Ha no Judo Club Dauphiné em Grenoble. Treinará nesse dojo assiduamente até 1965, data em que regressa a Portugal.

 

1962

Morihei Ueshiba é homenageado no Mosteiro Aiki com um grande festival comemorativo dos sessenta anos da sua prática de artes marciais.

Jim Alcheik é assassinado na Argélia, conjuntamente com mais 17 pessoas (a maior parte deles seus alunos) pela Organização Armada Secreta um grupo que se opunha à Independência da Argélia. [W06a1]

Hidetaka Nishiyama funda nos EUA a All-America Karate Federation (AAKF).

No Madison Square de Nova Iorque é organizado o primeiro North America Open Karate Tournament (United States Championship)".

A 14 de Setembro Ansei Ueshiro chega aos EUA introduzindo o Shorin Ryu nos EUA. [L85a1]

Tetsuji Murakami efectua a convite de Vladimiro Malatesti o primeiro estágio de Karate-do em Itália, Florença. [R92a1]

 

1963

Tsutomu Ohshima aceita ensinar durante  um ano na AFAM. Porém, regressa aos EUA antes do termo do contrato, por não concordar com os desenvolvimentos empreendidos por Hidetaka Nishiyama nos EUA. Ainda nesse ano funda a "Shotokan Karate of America". Recomenda Mitsusuke Harada como seu sucessor na AFAM. [L97b17]

Mitsusuke Harada parte do Brasil para Paris deixando a liderança da escola de São Paulo entregue a Yasuda, o primeiro Shodan de Harada  no Brasil. Não conseguindo obter visto de residência em França parte, no fim de Junho, para Bruxelas onde consegue através de Julien Naessens um visto de residência temporária por três meses. Em Novembro, com o apoio de Kenshiro Abbe (1915-1986) oitavo dan de Judo, acaba por radicar-se em Inglaterra. [L97b17] [L99b1]

Em Dezembro é fundada a European Karate Union.


Pires Martins.

A 10 de Setembro João Luís Franco Pires Martins recebe, da União Portuguesa de Budo, a graduação de 1º Dan de Karate. É o primeiro cinto negro de Karate Português.

 


Uma das primeiras aulas de Karate na Academia de Budo, orientada por Pires Martins.

Por iniciativa de Pires Martins, começa a praticar-se Karate, na Academia de Budo, através da observação de livros e, posteriormente, de filmes da JKA. Embora de forma incipiente e sem um Mestre é a primeira vez que se começa a ensinar Karate em Portugal, de forma regular. De entre os praticantes iniciais destacam-se os nomes de: Mário Rebola, José Simões, Raul CerveiraAlexandre Gueifão, e Manuel Ceia, entre outros. [R98a1]

É fundada a Federation of All Japan Karate-do Organizations (FAJKO).

Shigeru Egami introduz profundas modificações na técnica, decorrentes sobretudo da transformação do tsuki. A sua prática inspira-se, entre outras fontes, nos princípios Aiki de Morihei Ueshiba e a sua "base de trabalho" principal é um grupo de jovens alunos da Universidade de Chuo. Dentre esses alunos destaca-se Hiroyuki Aoki.


Hiroyuki Aoki.

 1964

Morihei Ueshiba é homenageado pelo Imperador Hirohito em reconhecimento das suas contribuições para as artes marciais.

Por iniciativa de Masutatsu Oyama e da Kyokushinkai é formada a International Karate Organization (IKO).

O Japão organiza, em Tóquio a décima quinta edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Judo torna-se Desporto Olímpico.[C96a1]

Na sequência de um estágio realizado no Instituto Desportivo da Universidade de Göttingen realiza-se o primeiro campeonato de Karate na Alemanha, no qual se realizaram apenas competições de Kata (curiosamente para homens e mulheres em simultâneo) uma vez que não havia árbitros com aptidão para julgar competições de Kumite.

A 8 de Janeiro Pires Martins recebe, da União Portuguesa de Budo o título de Professor de Karate. É o primeiro Professor de Karate Português.

 

A 23 de Setembro Shigeru Egami funda, na Universidade de Chuo, o Rakutenkai, grupo de praticantes de várias artes marciais que tem como função descobrir novos caminhos na prática do Budo. Esse grupo de praticantes é liderado por Hiroyuki Aoki - o capitão da equipa de Karate da Universidade - a quem Egami encarrega de realizar uma recolha dos principais Kata de Karate conhecidos, até ao momento.

Nobuyoshi Higashi cria o Kokushi Ryu - síntese de Judo, Karate, Ju-jutsu e Aikido da linha Tomiki-ryu.

Kyuzo Mifune (à esquerda) treinando com Jigoro Kano.

Morre Kyuzo Mifune - aquele que foi considerado por muitos o maior dos alunos de Jigoro Kano.

 1965

Tatsuo Suzuki (n. 1928) radica-se em Inglaterra onde começa a ensinar Karate divulgando o Wado Ryu por toda a Europa através de estágios na Grã Bretanha, Irlanda, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Jugoslávia e Escandinávia.

Na Primavera quatro Mestres da JKA realizam uma ronda pela Europa, África do Sul e Estados Unidos -  Taiji Kase, 6º Dan e instrutor-chefe da JKA; Hirokazu Kanazawa, 5º Dan; Keino Enoeda, 5º Dan e instrutor-chefe na Grã-Bretanha; e Hiroshi Shirai, 5º Dan  e instrutor-chefe na Itália - dirigindo estágios e realizando exames para cintos negros e instrutores.

Fumio Demura introduz a prática do Shito Ryu em Santa Ana, Califórnia, EUA.

Realiza-se o First International Goodwill Karate Tournament organizado pelo All American Tournament Committee que compreende a AAKF, a U.S. Wado School (Yoshiaki Ajari), a U.S. Goju Ryu (Gosei Yamaguchi). Nesse mesmo ano o Comité convida uma das principais organizações de Karate japonesas - a All Japan Collegiate Karate Federation - para realizar o U.S. - Japan Goodwill Tournament.

Masutatsu Oyama publica o seu segundo livro: "This is Karate".

Em Setembro, António Valente Pereira Cacho, recebe em Grenoble a graduação de 1º Kyu assinada por Tran-Huu-Ha.

António Cacho, regressado de Grenoble, cria, em Outubro, no Club de Judo do Porto uma classe de Karate. É a primeira vez que, de uma forma contínua, se ensina Karate no Porto.

Shigeru Egami executando o Kata Tenshingoso.

Em Abril Hiroyuki Aoki cria, sob a supervisão de Shigeru Egami, um Kata que pretende ser a síntese de todos os Kata existentes: Tenshingoso (Cinco Expressões da Verdade Cósmica).

A 1 de Dezembro o Rakutenkai, dirigido por Hiroyuki Aoki cria, num processo de geração espontânea, o Kata "Eiko no Ken" (Espada da Glória, que mais tarde se passará a chamar apenas Eiko (Glória) e que, juntamente com o Tenshingoso virá a constituir a base formal do Shintaido.

 1966

Tetsuji Murakami dirige o  primeiro estágio de Karate no Clube de Judo de Berna, a convite de Samuel Däppen e Silver Weber.

 

Masatoshi Nakayama publica Karate-do Shinkyotei (Um Novo Método para o Ensino do Karate-do), mais conhecido pela forma abreviada: Dynamic Karate, obra que pretende estandartizar a prática do Shotokan para instrutores e estudantes a nível mundial.

Atsuo Hiruma, aluno de Shigeru Egami, radica-se em Espanha iniciando a prática do Karate-do Shotokai naquele país e criando a Associação Shotokai de Espanha.

Em Maio/Junho, por ocasião da "queima das fitas" a classe de Karate de António Cacho realiza uma demonstração de Karate - a primeira a realizar-se no Porto.

Em Agosto, a convite de António Cacho, desloca-se ao Porto o Mestre Tran-Huu-Ha tendo realizado alguns treinos nos quais participaria também Mário Alberto Águas, em cuja casa o Mestre ficou hopedado. Na sequência desse primeiro estágio realizado por um Mestre de Karate na cidade do   Porto, António Cacho funda no Porto o primeiro Dojo destinado à prática do Karate - o Bushidokan.

Cristóvão Vilaça Pinto começa a praticar Karate na Academia de Budo. Vilaça Pinto há-de ser um dos principais impulsionadores do Karate da JKA em Portugal.

No final do ano Mário José Águas e seu filho Mário Alberto Águas decidem abandonar o Bushidokan criando um dojo independente - a Academia Soshinkai no Clube Recreativo de Mafamude em Vila Nova de Gaia.

Neste ano serão graduados em 1º Dan de Karate pela UBU: Manuel Ceia (28/Fev), Alexandre Gueifão (15/Abr), Mário Rebola (1/Out), Raul Cerveira (1/Out) e José Simões (1/Out).

No Outono Tetsuji Murakami visita o Japão e adere ao Shotokai - a linha de trabalho de Shigeru Egami. [L97b11]

 1967

A 14 de Março é lançada a primeira pedra do Hombu Dojo (Dojo Central) da Aikikai em Tóquio.

William Dometrich introduz a prática do Chito Ryu nos EUA, com a fundação da Chito Kai, em Covington, Kentucky.

Taiji Kase

Taiji Kase torna-se o responsável da JKA em França, radicando-se com a família em Paris.

Mário Rebola participa num estágio organizado pela JKA em Paris, orientado por Taiji Kase.

 

A 2 de Fevereiro a pedido de António Cacho desloca-se ao Bushidokan uma delegação da UBU composta por Pires Martins, Mário Rebola, Alexandre Gueifão e José Simões na sequência da qual é atribuída a António Cacho (a 11/Fev) a graduação de 1º Dan de Karate e formalmente legalizada a prática do Karate no seu Dojo.

Georges Stobbaerts (à esquerda) no Aikikai de Tóquio na companhia de Kisshomaru Ueshiba (filho do fundador do Aikido).

No mês de Agosto, Georges Stobbaerts dirige em Bucelas, a convite da UBU, o primeiro estágio de Aikido realizado no país. Na ocasião é efectuada também uma demonstração de Kendo e de Iaido. Stobbaerts (n. 1940, em Marrocos) que há-de desempenhar um importante papel na divulgação das artes e medicinas orientais em Portugal (acupunctura, nomeadamente) receberá a gradução de 8º Dan e a nomeação de representante do Butokukai para Portugal.

Hironori Ohtsuka, e Tatsuo Suzuki efectuam demonstrações de Karate Wado Ryu no Judo Clube de Portugal, em Lisboa.

Mário Alberto Águas obtém de Tran-Huu-Ha a graduação de 1º Dan de Karate (reconhecida pela UBU em 28/Ago) e passa a assumir a direcção técnica da Academia Soshinkai.

Shigeru Egami (à esquerda) com Hiroyuki Aoki.

Shigeru Egami lança, no seio do grupo Rakutenkai da Universidade de Chuo, a ideia de Sogobudo (Budo Holístico) à qual adere entusiasticamente Hiroyuki Aoki.

 1968

A 12 de Janeiro é inaugurado o Hombu Dojo (Dojo Central) da Aikikai em Tóquio.

Ronald Ian Clark, escocês que tinha obtido o segundo dan de Karate Shotokan na África do Sul sob a orientação de Toru Miyasaki, começa a praticar Karate na Academia de Budo, em Lisboa.

Manuel Ceia e Fernando Neto, antigos praticantes portugueses da Academia de Budo, agora radicados em França, conhecem Tetsuji Murakami e tornam-se seus alunos no Dojo da Rue de Mercoeur em Paris. Manuel Ceia escreve uma carta a Mário Rebola elogiando as qualidades técnicas de Tetsuji Murakami. Mário Rebola desloca-se a Paris e (embora o Mestre esteja ausente, num estágio em Itália) apercebe-se do alto nível técnico do Karate ali praticado.

O México organiza, na Cidade do México a décima sexta edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Em Novembro realiza-se no México o First World Invitational Karate Championship Tournament, no Auditório Nacional da Cidade do México.

Georges Stobbaerts é convidado pela UBU para dirigir demonstrações de Aikido na Academia de Budo.

Em meados de 1968 Ronald Ian Clark, 1º Dan - aluno de Stan Schmith da África do Sul - começa a leccionar Karate na Academia de Budo.

A 2 de Julho é publicada a primeira iniciativa legislativa com vista ao enquadramento legal das Artes Marciais em Portugal (Diário do Governo, I Série, Número 15, Decreto Lei nº 48462).

Mário Rebola aconselha Pires Martins a convidar Tetsuji Murakami para um estágio em Portugal.

Morihei Ueshiba

A 15 de Janeiro Morihei Ueshiba participa na cerimónia das comemorações do Ano Novo no Hombu Dojo (Dojo Central) da Aikikai em Tóquio. Embora aparente boa condição física (durante a demonstração, consegue mesmo efectuar algumas impressionantes projecções) adoece pouco depois. Às 5 horas da manhã do dia 26 de Abril morre aquele que foi justamente considerado o maior artista marcial japonês do nosso século. No dia 1 de Maio o Imperador Hirohito atribui a Morihei Ueshiba um galardão a título póstumo.

Na Primavera Toko Anzawa, o famoso Mestre de Kyudo, assiste um dia a uma sessão filmada de prática do Rakutenkai e, impressionado, comenta: "durante toda a sessão tentei encontrar uma abertura para disparar uma flecha, mas não consegui. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos a quem, a despeito da sua juventude, realizou um tão maravilhoso Keiko".

A 10 de Outubro a FAJKO realiza o First All Japan Karate-do Championship Tournament, em Tóquio.

Morre Chosin Chibana o fundador do Kobayashi Shorin Ryu. Chibana foi discípulo de Yasutsune Itosu e teve como sucessores Katsuya Miyahira (n. 1917, fundador da Associação de Karate-do Shorin Ryu de Okinawa), Shugoro Nakazato (n. 1919, criador da Okinawa Karate-do Shorin Ryu Shorin Kan.) e Kanamori Kinjo (fundador do Kushin Ryu - fusão de Ju-jutsu e Karate).

 1969

Mikonosuke Kawaishi

A 30 de Janeiro morre, quase no esquecimento, o outrora famoso Mikonosuke Kawaishi. [W00b1]

Em Julho os EUA colocam o primeiro ser humano na Lua, Neil Armstrong, tornando-se eterna a sua frase: "um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a humanidade".

Em Julho Tetsuji Murakami realiza, em Sérignan Plage, no Sul de França, o seu primeiro estágio internacional. Nesse estágio participa Mário Rebola. Desde então o estágio de Sérignan há-de tornar-se local de treino e reunião anual de praticantes de karate provenientes dos vários países da Europa.

Em Outubro Shoshin Nagamine o fundador do Matsubayashi Shorin Ryu visita pela primeira vez os EUA.

Ronald Ian Clark, obtém da UBU, em 11 de Fevereiro, o título de Professor de Karate. Pouco depois funda - com a ajuda de um grupo de ex-alunos de Karate da Academia de Budo - Carlos Antunes Pereira, Afonso Lopes Vieira e Luís Cunha - o Centro Nacional de Karate - sito na Casa da Mocidade na Almeida Brandão em Lisboa.

Tetsuji Murakami, na Academia de Budo, defendendo um Mae Geri executado por Mário Rebola. No extremo esquerdo: José Pascoalinho. Sentado: Alexandre Gueifão.

Em Agosto Tetsuji Murakami dirige a convite da UBU o primeiro estágio formal de Karate em Portugal, na Academia de Budo. Surge, na prática, a Associação Murakami-kai Shotokai de Portugal. Neste estágio é de registar a presença de alguns dos que virão a ser, mais tarde, os principais obreiros do Karate-do Shotokai em Portugal - Mário Rebola, Alexandre Gueifão e António Lima. De notar, ainda, a presença de Toru Miyasaki 4º Dan da JKA e antigo professor de Ronald Clark. [L94a1]

Primeiro estágio da JKA em Portugal, com Toru Miyazaki (em terceiro lugar, sentado, a contar da esquerda).

Toru Miyasaki realiza em Lisboa um estágio com um núcleo de praticantes de karate dissidente da Academia de Budo - entre os quais se contam alguns dos principais impulsionadores do Karate desportivo em Portugal, Luís Cunha, Carlos Antunes Pereira, José Custódio e Vilaça Pinto - o primeiro estágio da JKA em Portugal. Na sequência desse estágio funda-se o Centro de Karate da Parede dando-se início à linha competitiva do Karate em Portugal.

(Última actualização em 07-06-2011)

 

Voltar à Página Principal

Back to Main Page

Página Anterior

Previous Page

Próxima Página

Next Page

© Copyright José Patrão, 1997 - 2011