Home ] 1850-1859 ] 1860-1869 ] 1870-1879 ] 1880-1889 ] 1890-1899 ] 1900-1909 ] 1910-1919 ] 1920-1929 ] 1930-1939 ] 1940-1949 ] 1950-1959 ] 1960-1969 ] [ 1970-1979 ] 1980-1989 ] 1990-1999 ] 2000-2003 ] Bibliogr.-Ref.s ] Biogr-Budo ] Biogr-Judo ] Biogr-Aikido ] Biogr-Karate-do ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


 

Biogr.s Crono Ref.s

CRONOL. BUDO - FRISO CRONOLÓGICO

1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979

 

 Japão

 Data

Resto do Mundo

Portugal

Realiza-se, em Tóquio, o primeiro "World Karate Tournament" por iniciativa da All-Japan Karate-do Organizations. Nessa ocasião é criada a WUKO (World Union of Karate Organizations), actualmente designada por World Karate Federation (WKF).

1970

Masutatsu Oyama publica o seu terceiro livro: "Advanced Karate".

Realiza-se o First AAKF National Collegiate Karate Tournament em St. Louis, Missouri.

Tomeji Ito funda no Brasil a Associação Ito de Karate Shotokan.

Yoshinao Nanbu

Yoshinao Nanbu, praticante de Shito Ryu desde 1961 (sob a oirentação de Chojiro Tani) e grande divulgador do Shito Ryu e Shukokai na Europa, funda um novo estilo - o Sankukai.

Hironori Ohtsuka em Portugal.

Hironori Ohtsuka orienta o primeiro estágio de Wado Ryu em Portugal.

Keinosuke Enoeda da JKA orienta o seu primeiro estágio em Portugal.

José António dos Ramos, que há-de ser um dos mais fortes impulsionadores do Karate JKA em Portugal, inicia a sua prática no Centro Angolano de Karate, em Luanda.

Raul Cerveira, recém regressado da guerra colonial, participa no segundo estágio realizado por Tetsuji Murakami na Academia de Budo. A partir do Judo Clube de Portugal, onde ainda hoje ensina, Cerveira há-de ser um dos principais obreiros do Shotokai em Portugal, vindo a tornar-se presidente da Federação Portuguesa de Karate-do e Disciplinas Associadas.

Georges Stobbaerts radica-se em Portugal, onde começa a ensinar Aikido, Iaido e Kendo.

Hiroyuki Aoki abandona a Nihon Karate-do Shotokai e cria o Shintaido (Nova Via do Corpo).

A 19 e 20 de Junho a JKA realiza em Tóquio o First JKA International Goodwill Karate Tournament.

Shinpo Matayoshi

Shinpo Matayoshi cria a "All Okinawa Kobudo Renmei", que se assume como Federação Mundial de Kobudo.

 1971

No início do Verão Hiroyuki Aoki dá as primeiras aulas de Shintaido no campo de férias de Stes. Maries de La Mer, no Sul de França. Em Setembro é dada a primeira aula de Shintaido nos EUA, numa comunidade de vida natural (denominada Spirit of the Flesh) nas montanhas de Massachussets, nos EUA.

Em Janeiro Tetsuji Murakami realiza o seu primeiro estágio no Porto.

Ryoichi Sasakawa da FAJKO visita Portugal. Na ocasião é concedido a Pires Martins o título honorífico de 4º Dan de Karate, em reconhecimento do seu trabalho como introdutor desta arte em Portugal.

 

 1972

A Alemanha organiza, em Munique a décima sétima edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Em Agosto o Shintaido é apresentado na Terceira Conferência Internacional de Psicologia Humanística, em Tóquio.

Em Abril, Portugal participa no Campeonato Mundial de Karate, Paris, com uma equipa constituída por elementos do Centro Nacional de Karate e Clube Português de Karate.

No final do ano, três praticantes portugueses - Afonso Lopes Vieira, Peté Pacheco e Vilaça Pinto, - participam pela primeira vez num campeonato internacional de Karate, no Japão.

Fernando Sarmento, na altura "cinto amarelo" (8º kyu) - que começara a praticar em Outubro de 1971 - particpa no 2º Estágio de Mestre Murakami no Norte. Passados alguns meses apenas com cinto verde - 6º kyu - abre o seu primeiro dojo - Grupo Desportivo da CUF, no Porto.

Raul Cerveira promove, através de um seu instrutor - Abílio - a abertura, no Judo Clube de Almada, do primeiro dojo de Karate da margem Sul do Tejo, sendo secundado, passados alguns meses, por um segundo dojo no Barreiro, na sede do Futebol Clube Barreirense.

Efectuam-se em Lisboa demonstrações conjuntas de várias Artes Marciais: Kendo (Ono e Sugano), Aikido (Georges Stobbaerts), Karate (Hirokazu Kanazawa). Na ocasião Kanazawa orienta também um estágio de Karate.

É criada a Comissão Directiva das Artes Marciais (Diário da República I Série, Número 76, DL 105/72).

Um dos Instrutores do Centro Nacional de Karate – Afonso Lopes Vieira – e dois dos praticantes mais graduados – Peté Pacheco e Vilaça Pinto – decidem, após o Estágio com Hirokazu Kanazawa, partir para o Japão e dedicarem-se ao Karate JKA.

 

 1973

 

Tsutomu Ohshima.

É publicada em todo o mundo a tradução de "Karate-do Kyohan, The Master Text" para inglês. O mérito desse trabalho fica a dever-se a Tsutomu Oshima que, durante dez anos, se dedicou à difícil tarefa que lhe fora solicitada pela família Funakoshi por intermédio dos dirigentes da Nihon Karate-do Shotokai - Shigeru Egami e Genshin Hironishi.

É fundada a Pan American Karate Union (PAKU) e, em Novembro, realizam-se no Rio de Janeiro, Brasil, os Primeiros Campeonatos Pan-Americanos de Karate.

Quatro karate-deshi portugueses da JKA radicados no Japão, incluindo Vilaça Pinto, José Gomes Pacheco (Peté ) e Afonso Vieira, participam no campeonato Mundial de Karate, no Budokan em Tóquio.

Peté Pacheco e Vilaça Pinto – obtêm no Japão o 1º Dan de Karate na JKA.

De 6 a 14 de Agosto efectua-se o primeiro Estágio Internacional de Aikido no clube ACGS de Cascais, dirigido por Hirokazu Kobbayashi.

Em Abril José Patrão começa a treinar, no Judo Clube de Almada. José Patrão há-se ser um dos principais impulsionadores do Shotokai no país e Representante da Nihon Karate-do Shotokai em Portugal.

A Nihon Karate-do Shotokai procede à reconstrução do Honbu Dojo - Shotokan.

 1974

Humberto Heyden funda a organização Shotokai do Chile denominada Shotokai Karate Budo.

Por iniciativa de Hidetaka Nishiyama é criada, a 27 de Setembro, em New York a IAKF (International Amateur Karate Federation).

A 25 de Abril de 1974 dá-se o golpe militar conhecido em toda a Europa como "revolução dos cravos" que depõe o regime ditatorial instaurado em 28 de Maio de 1926.

Fernando Sarmento edifica a Escola Murakami da Maia, reforçando-se o espírito de grupo o núcleo dinamizador do Shotokai no Norte do País - Manuel Sarmento, Paulo Romero, António Cunha e Vítor Silva, entre outros.

José Carlos Alverca, um aluno de Raul Cerveira, abre um dojo Shotokai no Grupo Desportivo da Siderurgia Nacional, no Seixal; pouco depois Manuel Ceia, recém regressado de França, substitui-o. Elias Santos inicia a prática de Karate-do Shotokai na S.D.U.B. «Os Franceses», no Barreiro, tendo como instrutor Leopoldo Ferreira, na altura 1º kyu.

José António dos Ramos obtém o 1º Dan e é convidado para treinador do Centro Angolano de Karate, em Luanda.

Vilaça Pinto obtém, no Japão, a graduação de 2º Dan da JKA.

Gomes da Costa sob a orientação de Chojiro Tani inicia a prática do estilo de Karate Shito Ryu em Portugal, no Algarve.

Jorge Monteiro – que há-de ser um dos principais impulsionadores do Karate-do Goju-ryu no país e Instrutor-chefe da International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation em Portugal – começa a treinar Karate, iniciando-se no Shotokai e passando ainda pelo Shotokan.

A International Karate Organization organiza em Tóquio o primeiro World Open Karate Tournament.

 1975

A 22 de Maio realiza-se o First IAKF European Karate Championship Tournament, em Milão, Itália.

A 23 e 24 de Agosto realiza-se o First IAKF World Karate Championship Tournament, em Los Angeles, EUA.

Elmano Caleiro introduz em Portugal a prática do estilo de Karate Shukokai, em Lisboa.

Leopoldo Serra Ferreira, antigo praticante de Karate e Aikido na Academia de Budo funda na Colectividade "Os Franceses" a Escola Murakami do Barreiro.

Vilaça Pinto otém, no Japão, a graduação de 3º Dan da JKA.

A 11 de Dezembro é criada, por iniciativa de Georges Stobbaerts, a primeira Associação de Aikido em Portugal, a Associação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas (APADA).


Tomoji Miyamoto

Shigeru Egami publica, com o auxílio do seu fiel assistente Tomoji Miyamoto, o livro "The Way of Karate, Beyond Technique". No prefácio desse livro Tsutomu Oshima aponta Egami como o sucessor de Gichin Funakoshi no mundo do Karate-do.

 1976

Shigeru Egami visita os principais grupos de Karate-do Shotokai liderados por Tetsuji Murakami na Europa: França, Itália e Portugal.

A 26 de Março realiza-se o First IAKF Mediteranean Karate Championship, em Milão, Itália. A 5 de Setembro realiza-se o First IAKF Bolivarian Karate Championship, em Lima, Peru. A 26 de Março realiza-se o First IAKF Asia-Oceania Karate Championship, em Hong Kong.

O Canadá organiza, em Montreal a décima oitava edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Shigeru Kimura efectua em Portugal o primeiro estágio do estilo de Karate Shukokai.

Shigeru Egami visita Portugal realizando-se um estágio, em sua homenagem, com mais de um milhar de participantes.

Masatoshi Nakayama, principal responsável da JKA visita Portugal pela primeira vez.

Teruo Chinen, fundador do Jundokan Internacional, realiza o primeiro Estágio de Karate Goju-ryu em Portugal.

Instituem-se as primeiras taças de Karate: "Taça Cidade de Lisboa" e "Taça do Algarve".

Raul Cerveira edita o primeiro livro em língua portuguesa sobre Karate-do Shotokai.

José Patrão, António Valera, Firmino Ascensão, e outros discípulos de Raul Cerveira, criam em Almada o Shotokai Karate Clube - verdadeiro berço do Shotokai a Sul do Tejo - onde chegarão a leccionar, em horários alternados ao longo da semana três instrutores - Francisco Silva, Caldeira e Jaime Castro Dias.

Em Dezembro Hirokazu Kanazawa funda, em Tóquio, a Shotokan Karate International Federation - SKIF,abandonando a JKA.

 1977

De 10 a 17 de Abril realiza-se na Holanda o primeiro estágio europeu de Kendo. A orientação técnica do Estágio fica a dever-se a Kiyoshi Nakakura (8º Dan de Kendo e de Iaido), Tadayoshi Ishiara (8º Dan de Kendo), Kenjiro Oka (8º Dan de Kendo) e Masami Matsunaga (7º Dan de Kendo).

A 16 e 17 de Maio realiza-se o First IAKF Central America-Caribbean Karate Championship, na Cidade do México.

É fundada a International Shotokan Karate Federation - ISKF - por Teruyuki Okazaki em Denver, Colorado, EUA.

Yoshinao Nanbu, cria o Nanbudo.

Morio Higaonna, fundador da International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation, realiza o primeiro estágio em Portugal, na cidade do Porto. Nesta ocasião realiza-se também o primeiro campeonato de Karate Goju-ryu em Portugal.

A 30 de Agosto é realizada a escritura notarial de constituição formal da Murakami-kai - Shotokai de Portugal, a Associação que nascera (de facto) em 1969, com a realização do 1º Estágio de Tetsuji Murakami em Portugal.

 

 1978

Realiza-se o First ISKF National Karate Championship, em Nova Orleães, EUA.

Raul Cerveira afasta-se da Associação Shotokai de Portugal (Murakami-kai), ligando-se, pouco depois, à linha Shotokai de Mitsusuke Harada.

Em Abril Manuel Ceia começa a leccionar no Shotokai Karate Clube em Almada.

 

 1979

A sigla AAKF passa a designar a American Amateur Karate Federation, continuando a organização a ser liderada por Hidetaka Nishiyama.

Em Agosto, a Associação Murakami-kai Shotokai de Portugal comemora o décimo aniversário do Shotokai em Portugal, com a realização de uma Competição Nacional de Kata, na Escola Marquesa de Alorna em Lisboa.

(Última actualização em 07-12-2012)

   

Voltar à Página Principal

Back to Main Page

Página Anterior

Previous Page

Próxima Página

Next Page

© Copyright José Patrão, 1997 - 2012