Home ] 1850-1859 ] 1860-1869 ] 1870-1879 ] 1880-1889 ] 1890-1899 ] 1900-1909 ] 1910-1919 ] 1920-1929 ] 1930-1939 ] 1940-1949 ] 1950-1959 ] 1960-1969 ] 1970-1979 ] 1980-1989 ] [ 1990-1999 ] 2000-2003 ] Bibliogr.-Ref.s ] Biogr-Budo ] Biogr-Judo ] Biogr-Aikido ] Biogr-Karate-do ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


 

Biogr.s Crono Ref.s

CRONOL. BUDO - FRISO CRONOLÓGICO

1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999

 

 Japão

 Data

Resto do Mundo

Portugal

(Da esquerda para a direita) Chiharu Yamaki, Motohiro Yanagisawa, Genshin Hironishi, e Mário Rebola, no Dojo Shotokan em Tóquio.

Mário Rebola, Presidente da ASP, desloca-se ao Shotokan (sede da Nihon Karate-do Shotokai) em Tóquio, onde obtém o quarto dan.

Hideharu Onuma.

Em Fevereiro morre Hideharu Onuma um dos maiores mestre de Kyudo da Era Moderna.

1990

A JKA separa-se em duas facções uma liderada por Kimio Itoh e a outra por Tetsuhiko Asai.

A 22 de Novembro chega a Paris uma delegação de karate-deshi de Shotokai do dojo de Fujitsu orientada por Tetsuya Koibuchi, Mizushima e Hori. As principais associações francesas de Shotokai - Association Shotokai Murakami dirigida por Luís de Carvalho e Shotokai France dirigida por Patrick Herbert participam no evento. A Associação Shotokai de Portugal participa também através de dois membros do seu Conselho Técnico - José Pascoalinho e José Patrão - acompanhados ainda por Fernando Neto, Francisco José, Carlos Costa e João Pedro Sousa. [R90b1]

A 13 de Janeiro é publicada a primeira Lei de Bases do Sistema Desportivo.

A 26 de Janeiro a APDA celebra os 25 anos de Aikido em Portugal.

A Associação Shotokai de Portugal reorganiza-se a nível administrativo (criando, para além da Direcção Nacional, três Regiões - Norte, Centro e Sul). A nível técnico o Conselho Técnico Nacional (nomeado por Tetsuji Murakami) passa a escolher para um dado triénio, um Coordenador Técnico Nacional. Para o triénio 91-93 é escolhido Fernando Sarmento). Inicia-se, a nível nacional, um processo de uniformização técnico-pedagógica.

A 7 de Setembro é criada a Federação Portuguesa de Aikido Aikikai (FPAA).

É fundada a A.K.W.P - Associação Karatedo Wado Portugal.

A 20 de Maio morre em Tóquio Chiyoko Egami - a esposa de Shigeru Egami. [R93a1]

 1991

A 19 de Outubro é promulgada uma iniciativa legislativa sobre o Regime de Formação dos Agentes Desportivos.

Em Novembro verifica-se a primeira visita de membros da Shotokai Murakami-kai europeia a Portugal, a convite da Associação Shotokai de Portugal: Pascal Genin (de França), Mauro Ferrini e Franco Messadin (ambos de Itália).

Morre Hironori Ohtsuka o fundador do estilo de Karate Wado-ryu.

 1992

Em Janeiro José Patrão, Fernando Neto e Luís Lopes da Associação Shotokai de Portugal participam num estágio em Paris orientado por Luís de Carvalho (antigo assistente de Tetsuji Murakami e director da Association Shotokai Murakami de França. Na mesma altura José Patrão reestabelece contacto com Patrick Herbert, igualmente um antigo assistente de Tetsuji Murakami e director técnico da Shotokai France.

A Espanha organiza, em Barcelona a vigésima segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Participam nestes jogos 10 600 atletas de 172 nações e territórios, incluindo a Alemanha (unificada) e a África do Sul cuja participação estava impedida desde 1960.

A 15 de Fevereiro é criada a Federação Nacional de Karate - Portugal.

Realiza-se, pela primeira vez em Portugal, um Campeonato da Europa (o 17º de Cadetes e Júniores) organizado pela Federação Europeia de Karate, em Cascais.

É criada a Associação de Aikido do Sul (AAS).

Delegação portuguesa no Shotokan, na companhia dos Mestres Yanagisawa e Yamaki.

Em Setembro, como viagem inaugural das comemorações do 25º aniversário da Associação Shotokai de Portugal, desloca-se a Tóquio uma delegação de praticantes que têm oportunidade de treinar no Dojo Shotokan e no Dojo de Fujitsu.

Kanei Uechi numa postura típica do Uechi Ryu.

Morre Kanei Uechi, filho do fundador do Uechi Ryu e seu principal seguidor. Kanei Uechi começou a estudar com seu pai em 1928 e em 1937 fundou o seu primeiro dojo em Osaka. Em 1940 instala-se na Prefeitura de Hyogo e em 1942 mudou-se definitivamente para Okinawa onde, com a ajuda de Ryuyu Tomoyose construiu um dojo.

 1993

 

A 3 de Fevereiro é criada a Associação de Aikido de Cascais (AAC).

A 26 de Abril é publicada legislação do Instituto Nacional dos Desportos (INDESP), referente a Federações, Conselho Superior do Desporto e Seguro Desportivo.

A APKS organiza pela 2ª vez em Portugal um Campeonato do Mundo de Karate (Shukokai), em Coimbra.

A 30 de Abril é criada a Academia Portuguesa de Aikido (APA).

A 9 de Julho é criada a Associação de Aikido de Sintra (AASI).

Em Agosto é inaugurado o Dojo Murakami da Caparica, em Almada, construído por José Patrão em homenagem a Tetsuji Murakami. À cerimónia comparece o responsável técnico da Associação Shotokai Murakami de França - Luís de Carvalho.

Yee Yung (mais conhecido pelo seu nome japonês - Masutatsu Oyama).

Morre Masutatsu Oyama o fundador da Kyokushinkai. Yee Yung começou a treinar Chabi (uma combinação de kempo e ju-jutsu) aos 9 anos de idade. Aos 13 anos aprendeu o estilo Shaolin de Kung-fu com um agricultor empregado pelo seu pai. Aos 14 anos entrou para uma Academia Militar japonesa e adoptou o nome de Masutatsu Oyama. Alguns anos depois tornou-se aluno de Gichin Funakoshi no Shotokan onde treinou durante dois anos. Mobilizado aos 18 anos para o exército passa a treinar Karate no Butokukai. Mais tarde estudou Goju-ryu com Neichu So - um estudante de Chojun Miyagi - durante dois anos. Em 1950, depois de um retiro de 18 meses no monte Kiyosumi, regressa a Tóquio onde realiza a proeza de dominar um touro com as próprias mãos, sem armas. A partir daí a sua fama não conhece fronteiras efectuando sucessivas demonstrações e combates sob o patrocínio da Professional Wrestling Association. No início dos anos 50 Oyama tornara-se o Karateca mais conhecido do grande público em todo o mundo. Em 1957 cria a "Associação da Verdade Extrema" - Kyokushinkai.

 

 1994

Luís de Carvalho e Mauro Ferrini criam a Mushinkai - associação europeia integrando clubes e associações Shotokai da linha Murakami-kai da França, Suíça e Itália.

Frente ao Dojo Funakoshi em Scarperia, Florença, onde décadas antes Campolmi iniciara, com Tetsuji Murakami, a prática do Karate em Itália (da esquerda para a direita): Mauro Ferrini, Luís de Carvalho, Jean Marc Labat, Pascal Genin e esposa e José Patrão.

Em Maio JJosé Patrão participa num estágio organizado em Scarperia, Itália, pela Mushinkai. É a primeira vez que um karateca da Murakami-kai de Portugal pratica com membros da Murakami-kai de Itália.

A Japan Karate Association World Federation (JKAWF), liderada por Teruyuki Okazaki, estabelece a sua sede geral em Tóquio, localizando-se a sede administrativa em Filadélfia, EUA.

A AJKA muda de nome para American Shotokan Karate Alliance (ASKA).

Kenji Tokitsu publica o livro "Histoire du Karate-do".

No início do ano a Associação Shotokai de Portugal reúne pela primeira vez a Assembleia de Cintos Negros, em Almada. José Patrão é nomeado Coordenador Técnico Nacional para o triénio 94-96. Regista-se a presença nessa reuniuão de Vanda Pedroso - a primeira mulher a obter uma graduação de dan na história da Associação Shotokai de Portugal.

Motohiro Yanagisawa junto à Ponte de D. Luís, no Porto, com dirigentes da Associação Shotokai de Portugal (da esquerda para a direita: Mário Rebola, José Patrão, Motohiro Yanagisawa, José Pascoalinho, Fernando Sarmento, Alexandre Gueifão e Louis Georges Krug.

Em Maio Motohiro Yanagisawa - 5º Dan, aluno de Gichin Funakoshi e antigo instrutor de Educação Física e Karate na universidade de Chuo, na altura Instrutor Chefe do Shotokan - visita as cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, durante cerca de 1 semana, leccionando todos os dias em vários dojo's do país. Após a visita de Shigeru Egami a Portugal, em 1976, é a primeira vez que um responsável da Nihon Karate-do Shotokai visita oficialmente Portugal. Na ocasião a Associação Shotokai de Portugal realiza a inauguração oficial da sua Sede, em Almada e publica um livro histórico comemorativo do seu 25º Aniversário.

A 9 de Junho é criada a Associação de Aikido de Coimbra (AACO).

É fundada a A.A.K.D.A - Associação Açoreana de Karate e Disciplinas Associadas.

A 17 de Junho é criada a Federação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas (FPADA).

 

1995

 

 

Fumio Demura dirige o primeiro estágio de Karate Itosukai em Portugal.

Em 14/9/95 a FNK-P obtém o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

É fundada, por Abel Figueiredo, a A.K.V. - Associação de Karate de Viseu.

 

1996

 

 

 

Shoshin Nagamine (à direita) treinando com seu filho Takayoshi.

A 2 de Novembro morre Shoshin Nagamine o fundador do estilo de Karate Matsubayashi Shorin Ryu.

1997

Irimi Convention em Riccione, Itália: conjunto de instrutores do Estágio, da esquerda para a direita: (em pé) Yves Ayache (França), Antonio Maltoni (Itália), Patrick Herbert (França), José Patrão (Portugal); (sentados) Claudio Vacchi e Enzo Cellini (ambos de Itália).

A 1 de Novembro A Scuola Shotokai Itália organiza a primeira "Irimi Convention", momento de encontro de organizações Shotokai de Itália, França e Portugal, por ocasião do décimo aniversário do falecimento de Tetsuji Murakami.

Por pressão do Comité Olímpico Internacional a ITKF, de Hidetaka Nishiyama, decide aderir à WKF.

Comemoração Europeia do X Aniversário do falecimento de Mestre Murakami, no Porto, Portugal: (da esquerda para a direita): Humberto Heyden (Chile), Mário Rebola e José Patrão (Portugal), Antonio Maltoni e Claudio Vacchi (Itália), Yves Ayache (França), António Valera e Castro Pontes (Portugal).

A 15 de Novembro a Associação Shotokai de Portugal organiza a "Comemoração Europeia do Décimo Aniversário da morte de Tetsuji Murakami" que conta também com a participanção de representantes do Chile (Shotokai Karate Budo), Itália (Scuola Shotokai Italia), França (Kiseikai) e Portugal (Associação de Tatsuo Hiruma).

A 18 de Outubro a Nihon Karate-do Shotokai celebra, no Dojo Shotokan, o 60º aniversário da construção deste dojo e o 130º aniversário do nascimento de Gichin Funakoshi. Na ocasião deslocam-se a Tóquio representantes das escolas Shotokai de praticamente todo o mundo. A Associação Shotokai de Portugal faz-se representar por Fernando Sarmento, José Patrão, José Paulo Antunes e Pedro Paredes.

1998

A 14 de Outubro realizam-se os Campeonatos do Mundo e o Congresso da WKF na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O Sr. António Espinós Ortueta é eleito presidente da organização. A participação da FNK-P é assegurada pelo seu Presidente João Cardiga.

A 27 de Julho a FNK-P muda de liderança. Raúl Cerveira lidera a Assembleia Geral, passando a Direcção a ser presidida por João Cardiga coadjuvado por Luís Casaca, na Vice-Presidência e Luís Leitão na Tesouraria. José Gomes Pacheco (Peté) assume o pelouro da Selecção, José Melo assume o Departamento de Estilos. A ASP (através de José Patrão) passa a assumir o pelouro da Formação.

É fundada a Associação Portuguesa de Nihon Ju Jitsu e Defesa Pessoal.

Em Janeiro morre Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba.

Em Dezembro morre Genshin Hironishi, aluno de Gichin Funakoshi, fundador e presidente, durante muitos anos, da Nihon Karate-do Shotokai.

1999

 .

É fundada a A.N.D.K - Associação Nacional de Dirigentes de Karate.

(Última actualização em 08-06-2011)

   

Voltar à Página Principal

Back to Main Page

Página Anterior

Previous Page

Próxima Página

Next Page

 

© Copyright José Patrão, 1997 - 2011