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Biogr.s Crono Ref.s

António Piano, Carlos Portas, Deguchi, Georges Stobbaerts, Jean Marc Duclos, Leopoldo Ferreira, Luís Antunes, Manuel Galrinho, Saito, Saotome, Takeda, Tristão da Cunha, Ueshiba

BUDO - MINI BIOGR.S

AIKIDO

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Apelido/Family Name, Nome/Name

* - Nascimento/Birth, † - Morte/Death
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Compl. Biogr.

 [ Bibliog. Ref.s]

Nota Biográfica

Biographic Note

Sokaku Takeda

 

*1860@ Aizu, Nihon,

†1943@ Aomori, Nihon

Ref.s: [L95a7] [L91b1] [W00a1]
Sokaku Takeda, nasceu em 1850.  O seu primeiro mestre foi o próprio pai - Sokichi Takeda (1819-1906)  - campeão de Sumo e mestre de esgrima. Takeda aprendeu também técnicas de manuseamento de lança da escola Hozoin Sho-jutsu. O seu principal mestre foi, porém, Tanomo Saigo (pai do famoso judoka Shiro Saigo) que lhe ensinou as oshiki-uchi - técnicas secretas do clã Aizu. Saigo, no leito de morte aconselhou Takeda a depor a espada e a transmitir apenas os ensinamentos de Ju-jutsu que lhe transmitira. Considerado, por alguns, o maior artista marcial da sua época e por outros uma espécie de "ronin fora de época e sem cultura", passou grande parte da sua vida em viagens pelo Japão defrontando todo o tipo de artistas marciais que encontrava. Foi o fundador do Daito Ryu Aikijutsu.  No domínio técnico Takeda foi uma das principais referências de Morihei Ueshiba.

(Mais sobre Sokaku Takeda)

Sokaku Takeda, was born in 1859 (or 1860) in Aizu.  His first master was is own father - Sokichi Takeda (1819-1906)  - Sumo champion and swordmanship master. Takeda also learned techniques of spear Hozoin Sho-jutsu school. His main master was, however, Tanomo Saigo (father of the famous judoka Shiro Saigo) who taught him the  oshiki-uchi - secret techniques of the Aizu clan. Saigo, lying on his death-bed advised Takeda to put aside his sword and to trnsmit only the Ju-jutsu teachings he taught him. Considered by some the biggest martial artist in his epoch and by others a kind of "outdated and ruthless ronin", he passed the most of his life travelling around Japan confronting any kind of martial artist he met. He was the founder of Daito Ryu Aikijutsu. In the technical domain Takeda was one of Morihei Ueshiba main references.

(More about Sokaku Takeda)

Morihei Ueshiba

 

*1883@ Tanabe, Nihon.

†1969@ Tokyo, Nihon

Ref.s: [L95a7] [L95a28] [L91b2] [W00a1]

 

Morihei Ueshiba nasceu em 1883. Na sua juventude estudou as seguintes artes marciais:
Tenjin Shin'yo-ryu Jujutsu com Tokusaburo Tozawa por um período breve em 1901 em Tokyo; Goto-goto-ha Yagyu Shingan-ryu com Masakatsu Nakai de c. 1903 a c. 1908 na cidade de Sakai perto de Osaka; Judo com Kiyoichi Takagi c. 1911 em Tanabe; Daito-ryu Jujutsu com
Sokaku Takeda a partir de 1915 em Hokkaido. Em 1919 conheceu Onisaburo Deguchi da seita  Omoto-kyo e tornou-se crente e apoiante dessta religião, vivendo em Ayabe, sede do Omotokyo, até 1927. Nesta data mudou-se para Tóquio ensinando em vários lugares até à fundação do Dojo Kobukan em 1931. Este dojo constitui o centro das suas atividades nos 11 anos seguintes, tornando-se extremamente activo como professor de Daito-ryu Aikijujutsu. Gradualmente separou-se de Sokaku Takeda e começou a chamar à sua arte "Budo". Na fase final da décade de  30 , o fundador  realizou várias viagens à Manchuria onde realizou  seminários e demonstrações. Com o desencadear da Segunda Guerra Mundial, renunciou aos seus postos de ensino em Tóquio, que incluiam diversas escolas militares, e retirou-se para Iwama onde desenvolveu a arte que é hoje conhecida como Aikido. Os seus últimos anos foram passados
principalmente em Tóquio à medida que a sua saúde se tornava gradualmente mais frágil.
Não obstante continuou ensinando até aos primeiros dias de Fevereiro de 1969, altura em que adoeceu sendo admitido no hospital da
universidade de Keio. Viria a morrer em 26 abril de 1969.

(Mais sobre Morihei Ueshiba)

Morihei Ueshiba was born in 1883. Throughout his youth he studied the following martial arts: Tenjin Shin'yo-ryu Jujutsu under Tokusaburo Tozawa for a brief period in 1901 in Tokyo; Goto-ha Yagyu Shingan-ryu under Masakatsu Nakai from c. 1903 to c. 1908 in Sakai City near Osaka; judo under Kiyoichi Takagi c. 1911 in Tanabe; Daito-ryu Jujutsu under Sokaku Takeda beginning in 1915 in Hokkaido. In 1919 he met Onisaburo Deguchi from the sect Omoto-kyo and became believer and supporter of this religion, living in Ayabe - Omoto-kyo main location - till 1927. At this date he relocated to Tokyo and taught in several locations before establishing the Kobukan Dojo in 1931. This dojo was the center of his activities over the next 11 years where he was extremely active as a teacher of Daito-ryu Aikijujutsu. He gradually separated himself from Sokaku Takeda and began calling his art Budo. In the late 1930s, the founder also made several trips to Manchuria where he conducted seminars and gave demonstrations. Shortly after the outbreak of the Second World War, he resigned from his teaching posts in Tokyo, which included several military schools, and retired to Iwama where he developed the art today known as Aikido. His last years were spent primarily in Tokyo where his health gradually became frail. Nonetheless;, he continued instructing through the early part of February 1969, until he fell ill and was admitted to Keio University Hospital. He died on 26 April 1969.

 (More about Morihei Ueshiba)

Morihiro Saito

*1928@ Nihon.

†2002@ Iwama, Nihon.

Ref.s: [W02a1]

 

No meio dos bosques de Iwama ecoavam gritos (kiai) do treino de Ueshiba O'Sensei. Os aldeões evitavam seguir os caminhos que atravessavam a quinta temendo os ruídos de combate. Em 1946, o jovem Saito aventura-se a ir ao Dojo e pede licença para assistir a um treino. No final, O'Sensei convida-o a atacá-lo. Apesar do seu conhecimento de Judo, Karate e Kendo, o jovem é projectado ou imobilizado em cada ataque.   A partir desse dia torna-se aluno de Ueshiba O'Sensei, assistindo e contribuindo para o nascimento do Aikido. Passou a viver no Dojo e serviu com extraordinária dedicação o Fundador até à morte deste. Tal é a devoção para com o Mestre, que no próprio dia do seu casamento acompanha O'Sensei deixando a sua esposa em casa.   Em 1969, em Tóquio, o Grande Mestre morre com a cabeça pousada nas mãos de Saito Sensei, que o acompanha na sua última viagem. Por vontade do seu único mestre, Saito Sensei torna-se reitor da escola-quinta de Iwama, conhecida como Aiki-Shuren Dojo, onde continuou ensinando até à sua morte os princípios filosóficos e técnicos originários. Agricultor, continuou a sua vida como a viveu com seu mestre durante 23 anos: conjugando o trabalho da terra com a prática diária do Aikido. Morreu em 13 de Maio de 2002.  

Mitsugi Saotome

*1937@ Nihon.

Ref.s: [L91b3] [W00c1]

 

Mitsugi Saotome nasceu em 1937 no Japão. 

Iniciou a sua prática do Aikido cerca de 1955 num Dojo de Tóquio. Entrou no Hombu Dojo - Aikikai - como Uchideshi por volta de 1960 e ali permaneceu como instrutor até 1975, data da sua partida para os EUA.

A sua organização chamada Aikido Schools of Ueshiba  foi estabelecida no final dos anos 70 e inclui mais de 40 dojo’s.  Esta organização funcionou de forma independente até Janeiro de 1988, quando foi reconhecida pelo Aikikai Hombu.

Saotome viaja bastante pelos EUA e faz também viagens regulares a França.

(Mais sobre Mitsugi Saotome)

Mitsugi Saotome was born in 1937 in Japan.

He began is practice of Aikido c. 1955 in a Tokyo branch dojo. He entered the Aikikai Hombu Dojo as an Uchideshi c. 1960 and remained as an instructor until departing for the U.S. in 1975.

His organization called Aikido Schools of Ueshiba was established in the late 1970s and includes more than 40 dojos. lt operated on an independent basis until January 1988 when it was recognized by the Aikikai Hombu.

Saotome travels extensively in the U.S. and he also makes regular trips to France.

(More about Mitsugi Saotome)

Onisaburo Deguchi

*1902@ Tanabe, Nihon.

Ref.s: [L91b4] [W00a1]

 

 

Onisaburo Deguchi nasceu no dia 22 de Agosto de 1871 em Ueda no Japão.

Em 1898 conheceu Nao Deguchi - a fundadora da religião Omoto -  e rapidamente se tornou um figura proeminente na divulgação da nova seita. Em 1900 casou-se com Sumiko, filha de Nao, passando desde então a adoptar o apelido da família Deguchi como seu. Após a morte de Nao, Onisaburo tornou-se a figura central da Omoto, religião que começava então a atrair um número crescente de fiéis por todo o território japonês.

Em Dezembro de 1919 Deguchi conheceu Morihei Ueshiba não tardando a que este se tornasse um activo e fiel defensor da religião, chegando mesmo a acompanhar Onisaburo, em 1924, numa aventura de missionação pela Mongólia que, embora tenha assumido proporções épicas, quase resultou em desastre fatal para ambos.

Por diversas vezes a seita Omoto foi considerada ameaçadora e anti-patriótica pelo governo japonês sendo os seus membros sujeitos a acções de perseguição e completamente destruídas as respectivas instalações. Na sequência dessas acções Onisaburo Deguchi  foi sujeito a uma pena de prisão que teve início em 1935, vindo a ser libertado somente em 1942.

Nos últimos anos da sua vida Onisaburo dedicou-se à arte, tendo produzido peças de cerâmica pintadas à mão de  renome internacional.

Deguchi morreu no dia 19 de Janeiro de 1948.

(Mais sobre Onisaburo Deguchi)

Onisaburo Deguchi was born on the 22nd day of August, 1871 at  Ueda, Japan.

In 1898 he met Nao Deguchi - founder of Omoto religion - and soon became a distinguished figure in the propagation of the new sect. In 1900 he married Sumiko, dauguter of  Nao and adopted as yours , then on, the surname  of  Deguchi family. After Nao's death, Onisaburo bacame the central figure of Omoto, religion that was atracting a growing number of converts across the japanese country.

In December 1919 Deguchi met  Morihei Ueshiba and in brief the latter became an active and faithfull protector of the religion, even escorting Onisaburo, in 1924, in a missionary adventure throughout Mongolia that, despite its epic proportions, nearly resulted in  fatal disaster for both.

On several occasions Omoto was considered  a menace by the japanese government, its members were persecuted and the facilities were completely destroyed. In the sequence of these actions Onisaburo Deguchi  was imprisoned in 1935, and stood in prison till 1942.

In the last years of his life Onisaburo devoted himself to art, having produced hand brushed ceramic pieces of internationl renown.

Deguchi passed away at January 19th, 1948.

(More about Onisaburo Deguchi)

 

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Nota Importante:

Important Notice:

O autor tem plena consciência de que as biografias aqui apresentadas são incompletas, que o grau de desenvolvimento que possuem não é de modo algum compatível com a importância de muitas das personalidades a que se referem e que muitas e importantes personalidades do mundo do Budo ainda não estão aqui referidas. Além disso, sendo um praticante português de Karate-do Shotokai, Murakami-kai, é natural que o autor esteja mais familiarizado com as biografias de personalidades desse estilo e escola e que, consequentemente, sejam as personalidades dessa linha que aqui apareçam referenciadas em primeiro lugar e com maior detalhe. O autor espera sinceramente que as omissões deste trabalho possam encorajar o leitor não só a investigar mais profundamente, com recurso às referências bibliográficas que se apresentam, e a outras, mas também a contribuir com as suas sugestões e correcções para o aperfeiçoamento deste trabalho.

The author has full awareness that the biographies here presented are incomplete, that the degree of development is not, by no means, compatible with the importance of many of the personalities presented and that many and important personalities of the world of the Budo are still not related here. Moreover, being a Portuguese practitioner of Karate-do Shotokai, Murakami-kai, it is natural that the author is more familiar with the biographies of personalities of this style and school and that the personalities of this current appear here in first place and with bigger detail. The author waits sincerely that the defaults of this work can encourage the reader not only to investigate more deeply, through the bibliographical references presented here, and externally, but also to contribute with suggestions and corrections for the perfectioning of this work.

 

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