Home ] Mercuriu ] Venula ] Aster. B612 ] Marte ] Jupiter ] Saturnu ] Neptunu ] Uranu ] Total Index ] [ Sumário ] Summary ] Sommaire ] Surya - Help Page ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


Quem somos nós?

Porquê o nome "Surya"?

Quais os objectivos da publicação?

Qual a natureza dos artigos?

Qual a periodicidade ?

Como publicar um artigo

Surya - Online

 

Seja Bem Vindo!

 

É com muito prazer que lhe apresentamos a Revista Surya.

Nos próximos parágrafos tentaremos explicar-lhe:

     
     

Quem somos nós ?

A revista Surya nasceu em 21 de Março de 1998 de um projecto comum da Associação Shotokai de Portugal (fundadora há mais de 30 anos da prática contínua do Karate-do em Portugal), da Yoga-Samkhya, da Associação de Judo Tradicional de Portugal e de mais umas poucas organizações de Artes Orientais Tradicionais que pretendiam ter um espaço de diálogo (filosófico, cultural, científico, também entre outros) na Web.

A revista Surya é publicada pelo Centro de Artes Orientais uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e à divulgação das Artes Tradicionais de Origem Oriental.

(O CAO foi criado em 4 de Março de 1995 por um conjunto de cintos negros da Associação Shotokai de Portugal visando aprofundar o estudo do background cultural e artístico sujacente à prática do Karate-do. Complementarmente o CAO pretende tornar aparente o elo de união que interliga as Artes Orientais, de forma a assumir-se como ponto de referência para a globalidade dos praticantes dessas artes.)

A revista Surya é uma obra de carácter generoso e colectivo que integra um grande conjunto de colaboradores das mais diversas partes do Mundo unidos por uma mesma linha de pensamento e actuação.

O responsável pela coordenação da publicação da Revista Surya é José Patrão.

 

Voltar ao Topo da página

 

Porquê o nome "Surya"?

Surya significa o "Sol", em Sânscrito. O Sânscrito é, provavelmente, a língua mais próxima da raíz original de todas as línguas indo-europeias.

Ao escolher o nome "Surya" para a sua revista Online o CAO pretende simbolizar:

  • o seu papel de referência para os praticantes de Artes Orientais (tal como o Sol se assume como referência e orientação em todo o Mundo);

  • o seu objectivo de investigação das origens comuns a todas as Artes Orientais.

 

Voltar ao Topo da página

 

Quais os objectivos ?

Os objectivos da publicação coincidem com os objectivos do CAO, já acima expressos: estudo e divulgação das origens comuns às várias Artes Orientais.

Assim, a publicação apresentar-se-á em duas secções:

  • Formativa: contendo artigos dirigidos aos praticantes de Artes Orientais, sobretudo aos que já possuem alguns anos de experiência;

  • Informativa: contendo informações úteis para todos os que pretendam, nomeadamente através da Internet, conhecer melhor o panorama das Artes Orientais.

 

Voltar ao Topo da página

 

Qual a natureza dos artigos ?

Embora os artigos publicados por Surya tenham uma diversidade temática muito vasta possuirão algumas características comuns e invariáveis:

  • são:

    • profundos (embora escritos numa linguagem clara e acessível)
    • pedagógicos e formativos
  • não são:
    • promocionais (valorização de uma arte face a outras)

 

Voltar ao Topo da página

 

Qual a periodicidade ?

Surya será publicada com uma periodicidade trimestral, correspondendo cada Volume ao início de cada uma das quatro estações do ano.

O Volume 0 (zero), por exemplo, foi elaborado entre 21 de Março (Equinócio da Primavera) e 21 de Junho (solstício de Verão) de 1998. A partir desse dia o Volume 0 considerou-se completo.

Os artigos recebidos a partir desse dia foram revistos e traduzidos e logo que ficaram disponíveis numa determinada língua foram  imediatamente colocados online, constituindo o Volume 1.

Em 23 de Setembro de 1988 encerrou-se o Volume 1 (um) da Revista Surya.

 

Voltar ao Topo da página

 

    Como publicar um artigo ?

Qualquer professor, ou praticante que possua uma experiência efectiva de vários anos de prática de uma Arte Oriental Tradicional, poderá apresentar artigos para publicação.

Devido aos objectivos da publicação o CAO terá de proceder a uma análise do Curriculum do autor e a uma selecção dos artigos recebidos. Assim, nem todos os artigos recebidos poderão ser publicados.

Os artigos recebidos serão associados à imagem de um astro do sistema solar que tenha a ver com o tema do seu artigo. Se nenhum dos astros escolhidos tiver a ver com o seu tema pode propor um novo astro (real ou imaginário, ver por exemplo o asteroide B612) que será acrescentado à imagem de abertura. Para facilitar a escolha o CAO procedeu já a uma selecção de imagens dos seguintes astros (deixando aqui os nossos agradecimentos e... nota de Copyright à N.A.S.A.):

  • Planeta Mercúrio: associado à comunicação, está associado à divulgação da Tradição Oriental e da Filosofia e Cultura que lhe estão subjacentes;
  • Planeta Saturno: este planeta está associado à perspectiva racionalista e científica;
  • Planeta Júpiter: reservado para temas relacionados com a amizade e a fraternidade universal;
  • Planeta Marte: tradicionalmente este planeta está associado à perspectiva "marcial" (passe a redundância), pelo que serve, à partida, de receptáculo para temas relacionados com as artes marciais;
  • Planeta Urano: é o planeta das "mudanças e transformações";
  • Planeta Neptuno: este planeta está associado à perspectiva "mística"
  • Planeta Vénus: este planeta está associado à poesia e à arte em geral;
  • Asteróide B612: o  astro do Principezinho (inventado por Saint-Exupéry) está dedicado às crianças e aos temas da pedagogia infantil.

Como nota final lembramos que o CAO não tem fins lucrativos e todas as colaborações (sob as mais diversas formas, nomeadamente artigos, estudos, informações, fotos, etc.), permanentes ou temporárias, serão prestadas de forma gratuita. O autor não perderá os seus direitos de Copyright, limitando-se a autorizar a publicação das suas obras pelo CAO.

Para que possamos aperfeiçoar este modelo de forma contínua é essencial o seu

 

 

José Patrão

 

Voltar ao Topo da página

 

Up ] Mercuriu ] Venula ] Aster. B612 ] Marte ] Jupiter ] Saturnu ] Neptunu ] Uranu ] Total Index ] Sumário ] Summary ] Sommaire ] Surya - Help Page ]


WebDesign: José Patrão (Geral); Nuno Barradas & Manuela de Castro (Mon website).  Logo: Jorge Costa. Permanent Team: Nuno Figueiras Santos, José Morgado, Raul Pereira, João Geada.

©Copyright: Centro de Artes Orientais, 1997 - 2011